ITUC // Trade Union Development Projects Directory

For trade unions, development cooperation is a part of our commitment to fight poverty, promote sustainable social development and improve working and living conditions for all.

search

enter your query below

Bem Viver Direitos econômicos e de cidadania nas comunidades indígenas e ribeirinhas do Alto Solimőes valorizzando as praticas da solidariedade e favorecendo as articulações coma s autoridades locais

duration: 3 years (From 1 March 2013 to 28 February 2016)
budget: 753,378 EUR

Descripción
O projecto quere ayudar a reduzir a pobreza para promover uma sociedade inclusiva e formada em um contexto de desenvolvimento etno-sustentável, melhorando a capacidade de geração de renda (monetário e não monetário) através do desenvolvimento de sistemas produtivos e sociais através do envolvimento activo das comunidades locais (com destaque para o papel das mulheres e jovens) e incidência nas políticas públicas.

Objetivos
Objectivo general: Contribuir a reduzir a pobreza e a promover uma sociedade inclusiva e capacitada no contexto do etno-desenvolvimento sustentavel nas comunidades indigenas e riberinhas da regiao do Alto Solimoes (Estado do Amazonas)
Objectivo especifico: melhorar a capacidade de geraçao de renda (monetaria e nao monetaria) das familias rurais em 17 comunidades indigena e riberinhas do municipio de Benjamin Constant atarvés da valorizaçao dos sistemas productivos e sociais locais, da participaçao ativa das comunidades e da incidencia nas politicas publicas, com enfase no papel das mulheres e dos jovens.

Tipo de actividades
formaçoes com modelos de gestao comunitaria sobre a produçao agroforestal, melifera e artesanal; pesquisa sobre mercado local, Progamas de Formacoes dobre associativismo solidario e gestao, Programa das Incubadoras de EES, Pesquisa sobre as condiçoes das mulheres, Pesquisa sobre a situaçao da proteçao social.

Resultados conseguidos
- Resultado 1: Qualidade e quantidade da produção agrícola, melífera e artesanal são ampliadas, bem como o papel da mulher nos processos produtivos.
- Resultado 2: Processos de transformação em agricultura, meliponicultura e artesanato são aprimorados e há melhora do papel da mulher nos mesmos processos.
- Resultado 3: Canais de comercialização em agricultura, meliponicultura e artesanato são ampliados e contam com participação substantiva da mulher. - Resultado 4: Organizações produtivas fortalecidas, de acordo com os princípios da economia solidária e incidências nas políticas com ênfase nas mulheres.
- Resultado 5: Mulheres e jovens têm direitos sociais e de cidadania reconhecidos e estes se fundam nos valores culturais locais.