ITUC // Trade Union Development Projects Directory

For trade unions, development cooperation is a part of our commitment to fight poverty, promote sustainable social development and improve working and living conditions for all.

search

enter your query below

Proyecto de promoción de los derechos laborales para los migrantes

budget: 18,000 EUR

Descripción
Com a dimensão do fenômeno imigratório que investe em forma circular e dinâmica diferentes países: Brasil, Argentina, Chile, assim como os principais países destinatários de imigração na região Paraguai, Bolívia, Equador, Peru são os principais países de emigrações, sejam no subcontinente que na Europa e Norte América. Sendo que , a presença difuso do sistema de serviço do INCA na Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Venezuela, Peru, e também, na Colômbia, Paraguai em forma menor, e por isso, que houve uma manifestação de interesse da CSA para um acordo de colaboração sobre o assunto dos migrantes com a CGIL. A possibilidade de suporte e análise sobre normas regulamentares, treinamento para assistência e defesa dos direitos dos migrantes, formação políticas organizacionais sindicais para o envolvimento e integração dos migrantes nos sindicatos.

Nós confirmamos a impostação do projeto com uma dimensão regional, confirmando também o nosso compromisso para acordos de parceria nos países aonde temos uma forte presença e aonde possível uma cooperação com os sindicatos locais, como é certo o caso na Argentina, Uruguai, Chile a tirar que já está em andamento a parceria com a CUT Brasil.

Neste âmbito é possível ativar uma nova parceria com a CUT Rio Grande do Sul -Brasil com o apoio de Nexus e CGIL, CGIL da Emilia Romagna, poderiam ser em 2014, uma oportunidade de ligação com o processo de integração regional do Mercosul.

Objetivos
Proteger los derechos laborales de los migrantes y su inserción en las organizaciones sindicales latino-americanas

Tipo de actividades

  • Asistencia directa a los migrantes
  • Formación dirigidas a sindicalistas
  • Producción de materiales informativos impresos y via-web

Resultados conseguidos

  • Abertura de un centro de derechos para los migrantes en San Paulo, Bela Vista (Brasil)
  • 5.000 cartillas (PT, ES, FR, IT) distribuidas entre los migrantes en la ciudad de San Paulo

contact

Sergio Bassoli – [email protected]